( Parte do texto http://grandeuniao.com.br/texsite/omundo.pdf , que está disponível no site http://grandeuniao.com.br/ramana.html )
Pergunta: Se Deus é perfeito, por que ele criou o mundo imperfeito? A obra compartilha da natureza do autor. Mas com o mundo não é assim.
Resposta: Quem é que levanta essa questão?
Pergunta: Eu, o indivíduo.
Resposta: Isso é sinal de ignorância. O mesmo poder que criou o mundo pode cuidar dele. Você faz essa pergunta porque se sente separado do divino. Enquanto considerar-se como o corpo, você verá o mundo como exterior, e a imperfeição aparecerá em você. O divino é a perfeição. Mas você vê o mundo como imperfeito por causa de sua identificação incorreta.
Pergunta: Está o mundo progredindo, atualmente?
Resposta: Se nós progredirmos, o mundo também progredirá. Ninguém lhe pediu para fechar os olhos ao mundo. Se você achar que é o corpo, o mundo lhe aparecerá como exterior. Mas quando você se identifica com o Ser, o mundo lhe aparece como Brahman. É errado imaginar que há o mundo, que nele há um corpo e que você é esse corpo. Se a Verdade for conscientizada, o universo e o que fica além dele será descoberto como estando somente no Ser. O modo de ver varia segundo o olho da pessoa. A visão vem do olho. Se você vir com os olhos densos, você encontrará outros seres densos. Se vir com olhos sutis, os outros parecerão sutis. Nada mais há para se ver diferente do Ser. Sem conscientizar-se do Ser Supremo, não há razão para compreender o mundo. Sem a autocompreensão, a compreensão do mundo torna-se sem significado. Mergulhe profundamente em você mesmo, no lado direito do peito, e veja o mundo através dos olhos do Ser Supremo.
Pergunta: Se o mundo é um vale de lágrimas, como suportá-Io?
Resposta: As pessoas conscientes do Ser Ihe disseram que o mundo é insuportável? É você que sente a dor e que procura a ajuda dos sábios afirmando que o mundo é um inferno. O sábio Ihe explica, então, que se você dedicar-se sinceramente a prática da meditação e da devoção seus sofrimentos acabarão.
Pergunta: Por que o Ser se manifestou então sob a forma deste mundo de misérias?
Resposta: O Ser é o manifestador imanifestado. Quem Ihe disse que ele está manifestado? Seus olhos não podem ver-se. Mas coloque-se diante de um espelho e eles poderão enxergar-se. Acontece o mesmo com a criação. Veja a si mesmo primeiramente e em seguida você verá que não existe nada além do Ser Supremo.
Obrigado por repassar tão Profunda sabedoria e visão. - Nunca pude ler um livro do Ramana. Você sabe de um bom e onde encontrá-lo atualmente?
ResponderExcluirUm que seja para pessoas "normais"?, isto é, para quem não está tão bem 'familiarizado' com a sabedoria simples, mas profunda, de Ramana?
Grato.
Oi Gilmar, desculpe a demora em responder, eu ainda não tinha visto seu comentário.
ResponderExcluirQuanto a sua pergunta, eu tenho apenas alguns livros do Paul Brunton (que conheceu Ramana), e o jeito dele escrever é bem profundo, complexo e ao mesmo tempo simples, ele consegue usar da mente para explicar experiências que vão além dela, é bem interessante heheh acho que pode gostar, infelizmente não sei onde pode encontrar, talvez se pesquisar na internet possa achar em album sebo perto de você ou em algum sebo virtual mesmo, desconheço se ainda existem tiragens novas pois os livros que tenho são meio antigos, estão escritos em português mais antigo mesmo dá pra perceber a diferença, e tenho também um livro do Mouni Sadhu chamado "Dias de Grande Paz" que conta a experiencia dele com o Ramana também, este é mais simples e conta um pouco a história do Ramana até seu Mahasamadhi e após, muito legal também, eu recomendo!
Sei que existem livros do próprio Ramana, como por exemplo ensinamentos dele e perguntas e respostas como o post acima, acho que você pode encontrar pesquisando na internet pelo Ramanashram do Brasil, com sede em Brasília.
Fico feliz que tenha gostado e espero ter ajudado, grande abraço!