quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ensinamentos - Bhagavan Sri Ramana Maharshi



Pergunta - O que é a felicidade? Não a encontramos na vida quotidiana. Então, quando a sentimos verdadeiramente?
Resposta do Bhagavan Sri Ramana Maharshi – Quando se realiza algo agradável ou quando há ausência de fatos desagradáveis dizemos que existe a felicidade. Tal felicidade é relativa, e é melhor chamá-la de prazer. Mas os homens querem uma felicidade permanente. Esta não está nos objetos, mas no Absoluto. É um estado natural, onde o homem está livre da dor, do prazer e em paz. E para tomarmos conhecimento de tudo isso basta meditar e devocionar de maneira pura e profunda.

P – A felicidade é passageira?
R – O estado natural de ser é a natureza essencial de todas as pessoas. Como você quer que ele venha e desapareça? Se você não percebe sua própria essência é porque sua visão é impura. O que obscurece sua visão? Cabe a você encontrar o obstáculo e removê-lo. A prática da meditação tem como objetivo eliminar as impurezas que obstruem sua visão e escondem a Verdade, que é o Ser. A realidade permanece sempre a mesma. Uma vez conscientizada, ela se torna permanente.

P – Se já somos a felicidade, por que a procuramos?
R – A causa de o homem procurar a felicidade é porque ela é um estado natural nele. Como está inconsciente do Ser, ele não a percebe. O desejo de se obter a felicidade é a melhor prova de que esta é uma virtude inerente ao Ser. Se a dor de cabeça fosse natural no homem, ele não tentaria livrar-se dela. É o contrário que acontece, porque o homem conheceu momentos onde não havia dor de cabeça e ele sabe que tais momentos existem. Não há como se adquirir ou conquistar o que é natural, porque ele já é presente. Quando você se conscientizar de sua real natureza, sem esforços, de maneira permanente e feliz, constatará que isso não se contradiz com as atividades normais da vida quotidiana. Uma pessoa, tendo atingido o estado natural de meditação, tem a possibilidade seja de viver completamente isolada do mundo, seja de viver livremente entre os homens, sem que sejam alteradas sua paz e sua felicidade, porque essa é sua verdadeira natureza.


2 comentários:

  1. ele é mesmo um mestre de si e admirável na simplicidade dos lances q diz.

    ResponderExcluir
  2. Ramana...Silêncio Supremo, Eterna Luz!

    Pietro, visite meu blog.
    http://poesiaemsuaessencia.blogspot.com

    ResponderExcluir