quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O importante é AMAR INCONDICIONALMENTE




A compreensão do que significa a tão famosa palavra "Amor" difere dependendo do nível de expressão que cada pessoa consegue manifestar desse amor, pois é uma palavra que foi contaminada em nosso planeta, assim como a palavra "Deus" e a todas as palavras que antes eram tidas como sagradas e que não eram proferidas de qualquer maneira.


Ainda hoje se ouve dizer: "Não diga o nome de Deus em vão", mas esse nome do Altíssimo é proferido de forma automática/mental e sem sinceridade, sem ser de verdade, de coração, e mesmo sem uma compreensão do que seja esse "Deus", apenas por simples crença ao invés de uma experiência direta. 


Mas o que realmente importa é que possamos compreender o significado de AMOR INCONDICIONAL, sinônimo de AMOR DIVINO, AMOR VERDADEIRO, e essa compreensão não é meramente mental/intelectual, em primeiro lugar essa compreensão é uma identificação correta com o Ser Divino que em realidade somos, pois o Ser Eterno e o Amor são também sinônimos, assim como a Verdade.


Nosso Ser Real não é o ego/mente, pois este só pode ter uma noção muito pobre e limitada, que difere em grau infinito do que é o Amor Verdadeiro, o que o ego entende por amor é na verdade apego, ele só pode amar se for amado, só gosta de quem gosta dele, só é amável com quem é amável e concorda com ele, só ajuda quem o ajuda e etc, ele está ao sabor de seus próprios interesses egoicos, não podendo ultrapassar sua concepção do que é o amor.


Portanto, mesmo se nós cremos em tal Amor Divino mas não o manifestamos, de nada adianta, pois ainda estamos no mesmo nível de quem nem mesmo crê em tal possibilidade de Amor. Se não conseguimos "Amar a quem nos odeia, Bendizer a quem nos maldiz, Fazer bem ao que nos faz mal" e ainda que possamos CRER em tal Amor Maior, ainda sim há um uma grande diferença entre CRER e SER, e de nada adianta admirarmos Mestres Espirituais com a capacidade para Amar Divinamente, se por nós mesmos não buscarmos seguir seus ensinamentos para sermos como Eles.


Enquanto não nos identificarmos corretamente com nosso Eu Verdadeiro, pois somos Espírito, e continuarmos a nos identificar com nosso eu falso, o ego/mente, sofreremos a infelicidade de sentir apenas um amor murcho, pobre, inquietante e limitadíssimo pois é finito. 


Ao passo que se nos identificarmos corretamente com nosso Eu Superior, gozaremos da felicidade sutil de sentir Amor Incondicional, Divino e Vivificante, Riquíssimo, Pacífico e Ilimitado pois é Infinito.


Cada palavra sagrada foi contaminada pela nossa mente inferior, ou seja, quando no âmbito do ego/mente cada um tem uma definição, obtida através de um entendimento limitado provindo da mente coletiva, do que é "Amor", "Deus", "Verdade" e etc... Para o ego/mente "Amar" tem o mesmo significado que "Gostar", e as pessoas/objetos/sensações que essas pessoas dizem que amam, na verdade são pessoas/objetos/sensações a que elas são apegadas, e isso nunca poderá ser Amor Verdadeiro, pois o apego destrói a possibilidade do Amor Real, pois este liberta, jamais prende, é puro e desinteressado.


Só o Amor Incondicional pode ser considerado Amor de verdade, pois ele não prende, ao contrário, liberta, e não está sujeito ao "gostar/não gostar", pois não tem condições para amar, é livre, puro e desinteressado. É este Amor que devemos buscar sentir, pois só Ele pode nos livrar de nossos apegos e nos libertar do sofrimento de manter nossa consciência no ego/mente.


Este Amor é o Amor Real, o Amor de Cristo, de Buda, de Ramakrishna, de Ramana Maharshi e de todos os seres que se identificam corretamente com seu Ser Real e reconhecem que são Divinos, percebendo com Amor Incondicional todos os seres e toda a existência, por isso é que não há condições para amar, pois quem Ama, o Amor e o Amado são uma só e a mesma coisa.

2 comentários:

  1. muito bom cara,

    realmente ate eu me pego confundindo amor com gostar

    xD

    muito bom mesmo

    Inspirador

    ResponderExcluir
  2. só essa percepção pode nos libertar...

    ResponderExcluir