quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Importância de Relaxar - Por Sri Prem Baba



Comentário: Lembra que eu te falei que minha vida era um “não geral”? E para quem estava tão mal, agora está tudo tão bom! E eu sei que existe esse eu idealizado, e às vezes eu fico com dificuldade de discernir...


Prem Baba: Você deve simplesmente relaxar no bom. Não questione o bom. Não se preocupe com isso. Isso é material de escola quando você está perturbado. Aí você vai usar isso como material para compreender melhor esse eu idealizado. Se não está se sentindo perturbado, você está bem, relaxe no bom, curta a vida!


O que ocorre quando o aspirante a discípulo assume a imperfeição em cima dessas duas qualidades essenciais?
Se o aspirante a discípulo tem suas imperfeições nessas qualidades necessárias, ele deve relaxar nisso e compreender que ele ainda não é um discípulo. É um aspirante a discípulo. Quando você quer ser aquilo que você não é, você tem um problema. Você deve desistir completamente de ser aquilo que você não é. Esqueça isso. Você vai projetar no mestre as suas esperanças. Você vai ficar esperando que o mestre transforme a sua vida.


A iluminação não está no futuro. A iluminação está aqui e agora. Não é um “vir a ser”. Já é. Se você está esperando se iluminar, a iluminação não acontecerá. Se você está esperando ser um discípulo, o discipulado não virá. Porque você está tentando ser, e esse esforço é desnecessário e contraproducente.


O que vai te ajudar é relaxar.  É aceitar o seu momento assim como ele é. Se Deus quisesse que fosse diferente, ele teria feito diferente. Aí temos o sol. Se não fosse para ter sol, estaria escuro ou nublado. É questão de desistir de querer mudar as coisas. Isso é aceitação. Essa é uma grande chave para que o discípulo brote de seu coração, para que as qualidades do discípulo brotem de seu coração, para que o mestre brote de seu coração.


Você só alcança aquilo que você veio para alcançar quando você deixa de desejar. Quando você relaxa e aceita.


OK, hoje eu não fui leal. Hoje não fui obediente. Então, peço perdão – “me perdoe, mestre”, “mestre, você também não foi bom o suficiente, porque você não me ajudou a ser leal e obediente...”. (risos) Tudo bem. Não fomos perfeitos hoje. Estamos todos OK com isso. Estou relaxado, aceitando as minhas imperfeições. Hoje não dei conta de te ajudar a ser perfeito, hoje não te ajudei a ser leal, a ser obediente. OK. Isso não é um problema para mim. Estou relaxado. Eu aceito minhas limitações.


Se eu for querer brigar com isso, aí vou ter um problema.


Como fica a questão de relaxar e aceitar com a questão da disciplina, que é necessária?
Isso faz parte da obediência. Você faz aquilo que lhe é determinado dentro de seu alcance e de sua possibilidade. Hoje você não conseguiu realizar? “OK, hoje eu não pude, amanhã vou tentar de novo”. Mas a disciplina é fundamental. O compromisso é muito importante pois tem a ver com obediência e disciplina.


Num primeiro momento, é muito importante que haja um compromisso – e a base do compromisso é a disciplina. Até que aquilo se transforme em sua própria vida. Até que aquilo seja você. Mas no começo da jornada, enquanto você ainda não desenvolveu essas qualidades, então se faz necessário o compromisso.


Mas, OK, hoje você não conseguiu dar cabo de seu compromisso. Você não fez a sua parte. O que você faz? Vai ficar culpado, se chicoteando, se batendo porque não pôde realizar? Não! Simplesmente relaxe. Aceite: “OK, hoje eu não consegui. Amanhã eu começo de novo”. E comece o dia realmente assumindo seu compromisso.


Quem sabe nesse dia você consiga ser mais leal, obediente, disciplinado?
E assim por diante. Porque é assim que funciona. Estamos falando de um processo de descondicionamento. Não é tão simples descondicionar uma mente condicionada por tantas vidas. A ignorância é produto das ações de muitas vidas. E você deve se comprometer em dar o seu melhor. É o que você pode – dar o que tem! Se você quiser dar aquilo que não tem, está criando problemas para você. Esse é o eu idealizado.


“Hoje não fui um bom discípulo”. Aí se culpa porque não foi um bom discípulo... tem de ser um bom discípulo! Você tem um problema! Relaxe, respire, aceite, já foi. Isso é passado! É só um pensamento. Hoje é um novo dia. Comece de novo. Reassuma seu compromisso. Reassuma sua lealdade, sua obediência – o que foi, foi e nada poderá ser feito. Absolutamente nada.


Isso é um renovar constante. A cada instante. Se você está preso na necessidade de ser melhor, de ser aquilo que não é, você estará preso no tempo psicológico. Você não se perdoa. Você estará se culpando o tempo todo. E a culpa, assim como o apego ao passado e à sua própria imperfeição do passado, vão te fazer querer ser diferente. Dessa forma, você não relaxa.


Estou lhe dizendo: relaxe, solte o passado, aceite, inclusive suas imperfeições. E dê o seu melhor. Faça aquilo que você puder. Assim nós vamos nos entendendo pouco a pouco.


(Do site http://www.prembaba.org.br )

5 comentários:

  1. Espere! A vida é muito paciente! hehehe :P

    ResponderExcluir
  2. Tal conteúdo supera qualquer religião moralista, cuja doutrina condena a humanidade. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Sentimentos autênticos são a marca registrada dos que almejam alavancar sua consciência. Tal qual o pássaro em pleno vôo, tome nota de tua garantia e direito, estrelando por tal área demarcada em teu próprio coração. Convido-o a conhecer www.sentidosplenos.blogspot.com

    ResponderExcluir